Uma experiência formativa

Ana Luíza Mendes Borges, José Hamilton Maruxo Júnior, Sônia Maria de Oliveira Nudelman

Resumo


O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.

O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.


Palavras-chave


Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa

A formative experience


Abstract


The Children Project (Projeto Criança), which has existed for over a decade, has been developed at 28 municipal public schools in 15 cities in the states of Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais and São Paulo. The result of a partnership between Instituto Algar de Responsabilidade Social and Cenpec, the Project, aimed at 4th and 5th graders, joins study of the Portuguese language with theater strategies. The report describes an assessment experience that involved both academic agents and external agents, ensuring the participation of all of the professionals involved in the Project. Creation of the test and guidelines to apply was done using video conferencing, questionnaires and face to face discussions with teachers, who are the main actors in this process.

The most significant effect was the fact that the teachers began to become concerned with the result of official assessments, such as the SAEB and Prova Brasil. In addition, they proved to be more prepared to interpret these results from the perspective of faculty practices, recognizing the results as valid.


Keywords


Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114

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ISSN 2237-9983