Um diálogo com o patrimônio cultural brasileiro

Cenpec Cenpec

Resumo


A cultura sempre foi um tema nas atividades desenvolvidas pelo Cenpec ao longo de sua atuação. Em 2004, sua experiência de trabalho de quase vinte anos levou a organizar e inaugurar a área de Educação e Cultura, que trata de articular as noções de cultura, identidade e patrimônio cultural na efetivação de uma educação voltada para a cidadania. O texto descreve os objetivos, princípios, foco e ações que orientam o trabalho inaugural da área Educação e Cultura do Cenpec, o Projeto Terra Paulista: histórias, arte e costumes. O Projeto parte do pressuposto de que o direito à educação e à proteção social deve estar articulado a uma política cultural fundamentada no reconhecimento das diferenças, da heterogeneidade das pessoas e dos grupos, numa política social e econômica de promoção da igualdade de direitos e de redistribuição da riqueza material e simbólica socialmente gerada. Terra Paulista deu origem a dez volumes e dois vídeos, a partir de investigação, registro e valorização do patrimônio cultural do interior paulista. Conclui que a valorização do patrimônio cultural e a abertura para novas influências podem ser o caminho para o imenso desafio contemporâneo: recolocar o tradicional na modernidade e, ao mesmo tempo, transformar essas tradições com os outros tantos legados que se apresentam.

Palavras-chave


Educação e cultura; Patrimônio cultural; Projeto Terra Paulista.

A dialogue with Brazilian cultural heritage


Abstract


Culture has always been a theme of the activities that Cenpec has developed throughout its work. In 2004, its nearly twenty years of experience led Cenpec to organize and open the Education and Culture area, dealing with articulating notions of culture, identity and cultural heritage in executing education geared towards citizenship. The text describes the goals, principles, focus and actions guiding the inaugural work in Cenpec's Education and Culture area, namely the São Paulo Territory Project: history, art and customs (Projeto Terra Paulista: histórias, arte e costumes). This Project is part of the presumption that the right to education and social protection should be connected to a cultural policy based on recognizing differences and the heterogeneity of people and groups as well as on a social and economic policy of promoting equal rights and redistribution of socially generated material and symbolic wealth. Terra Paulista has resulted in ten volumes and two videos, through investigation, registration and appreciation of cultural heritage in the interior of the state of São Paulo. The conclusion it finds is that appreciation of cultural heritage and an openness to new influences can be the path to a major contemporary challenge: reinstating what is traditional within what is modern, while at the same time transforming these traditions using so many of the other legacies that are found.


Keywords


Education and culture; Cultural heritage; Projeto Terra Paulista.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983