Imagem para capa

Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventando o pertencimento racial

Marla Andressa de Oliveira Santos, Marília Pinto de Carvalho

Resumo


O artigo discute a influência da vivência do ensino superior na ressignificação do pertencimento racial de estudantes universitários negros. Em pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2009 e 2011, tomaram-se como estudo de caso os alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares (FZP), instituição localizada na cidade de São Paulo, ligada ao movimento negro. A FZP foi criada em 2003 com o objetivo de oferecer alternativa de acesso à formação em nível superior e proporcionar aos estudantes negros um espaço de construção e afirmação da identidade racial por meio de currículos marcados pela transversalidade. As análises obtidas identificaram, para além do discurso da FZP, o trabalho e o consumo como elementos importantes da ressignificação da pertença racial para aqueles alunos.

Palavras-chave


Relações Raciais. Negros. Pertencimento Racial. Ações Afirmativas. Ensino Superior.

Students at Faculdade Zumbi dos Palmares: reinventing racial belonging.


Abstract


This paper discusses the influence of the higher education
experience in the resignification of racial belonging for black college students. In a qualitative study carried out from 2009 to 2011, students at Zumbi dos Palmares College (Faculdade Zumbi dos Palmares - FZP) were chosen for a case study. The institution - located in the city of São Paulo and connected to the black movement – was established in 2003 with the goal of providing alternative access to higher education as well as a space for black students to construct and affirm their racial identity through curricula marked by transversality. Beyond the discourse of FZP, the results of the research show that work and consumerism are important elements for the resignification of these students’ racial belonging.


Keywords


Race Relations. Black People. Racial Belonging. Affirmative Action. Higher Education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i2.182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983