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Incorporação de práticas letradas na alfabetização

Angélica Sepúlveda

Resumo


A pesquisa documenta a compreensão e uso, por parte de quatro professoras alfabetizadoras, de um dos materiais distribuídos pelo MEC para o ensino e a aprendizagem inicial da leitura, da escrita e da oralidade. A caracterização inicial do perfil das professoras revelou que essas têm uma escassa compreensão dos desafios conceituais que a cultura escrita supõe. Os resultados obtidos a partir do uso de tais materiais educativos sugerem que esses podem contribuir para a melhoria de práticas alfabetizadoras. As análises realizadas evidenciaram mudanças importantes no discurso das quatro professoras, sendo que a principal dificuldade observada se relacionou com as representações delas sobre os processos de ensino e aprendizagem. As concepções pouco construtivas sobre os processos de aprendizagem limitaram os resultados que poderiam ser obtidos com o uso do material complementar distribuído pelo MEC.

Palavras-chave


Práticas letradas. Alfabetização. Materiais complementares.

Incorporation of writing practices in literacy.


Abstract


This study documents understanding and use of materials by four literacy teachers of material distributed by the Ministry of Education for teaching basic reading, writing and speech skills. An initial profile of the teachers showed that they had little understanding of the conceptual challenges that written culture encompasses. The results gained using these educational materials suggest that they can contribute to improving literacy practices. Analyses done have shown major changes in the discourse used by these four teachers, with the main difficulty found being related to their depictions of teaching and learning processes. Minimally constructive ideas about learning processes limited the results that could be achieved using the supplementary material distributed by the Ministry of Education.


Keywords


Writing practices. Literacy. Supplementary materials.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i2.184

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ISSN 2237-9983