Imagem para capa

Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados

Ocimar Alavarse

Resumo


No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.


Palavras-chave


Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.

Educational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in results


Abstract


The article starts from the educational evaluation's political-pedagogical density, one of the school's indelible marks and articulated with educational policies, especially when we verify how disseminated external evaluations are. To understand its challenges it is taken into account at first the existence of a teaching paradox, since the teachers -- professional evaluators -- haven't received training to perform such activity. It stands now in bold relief an association between school tasks and evaluation results, mainly from external evaluations, which are rendered problematic, on the one hand by the conception of quality itself and its nexus with evaluation, broached then in its conceptual delimitation, composition and implications. It concludes with the perspective of the evaluation as a point of support for a successfull learning process for all, making it possible a dialogue between external and internal evaluations.

Keywords


Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983