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Indicadores da Qualidade na Educação: as agendas das escolas orientando a política educacional de municípios

Elisabeth Barolli, Claudia Bandeira

Resumo


Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas: os Indicadores da Qualidade na Educação e suas contribuições em processos participativos de construção de planos educacionais, cujo uso tem sido recomendado pela Ação Educativa em parceria com a Undime e o MEC. O principal objetivo dos Indicadores é a participação da comunidade escolar na luta pela melhoria da qualidade na educação. A análise será feita considerando desafios para o campo da educação: participação em processos educacionais; avaliação da escola e legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões. Conclui-se, a partir de uma experiência, que o material mencionado é potencialmente efetivo na sua capacidade de ampliar o diálogo entre a escola e os órgãos dos sistemas educacionais e que legitima e dá força para exigir das instâncias centrais as condições requeridas para uma educação de melhor qualidade.


Palavras-chave


Autoavaliação da escola. Participação educacional. Processos avaliativos educacionais. Qualidade na educação. Planos educacionais.

Quality indicators in education: schools agendas directing municipalities’ educational policies


Abstract


This article analyses an institutional self-evaluation methodology for schools: Indicadores da Qualidade na Educação and its contributions in participative processes to construct educational projects, the use of which has been recommended by Ação Educativa in a partnership with Undime and MEC. Indicadores’ main purpose is the participation of the school community in the battle for improving education quality. Analysis will be made considering challenges in the education field: participation in educational processes; school assessment and legitimacy before those in charge for decision-making. Based on one experiment we can conclude that the above mentioned material is potentially effective in its capacity to increase dialogue between schools and educational systems’ departments and that it legitimizes and supports claims towards central instances for necessary conditions for a better quality education.


Keywords


School self-evaluation. Educational participation. Educational assessment processes. Quality in education. Educational projects.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.237

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ISSN 2237-9983