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O currículo de Ciências e o interesse dos estudantes brasileiros: uma aproximação necessária

Ana Maria Santos Gouw, Helenadja Santos Mota, Nelio Bizzo

Resumo


O desencanto dos estudantes pela carreira científica tem provocado um movimento em prol de se ouvir o que os alunos têm a dizer das aulas de ciências e dos temas científicos de maior interesse. Um desses movimentos é o projeto The Relevance of Science Education (ROSE), implementado em mais de 40 países e objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o brasileiro possui grande interesse pelos temas científicos abordados na escola, sendo os temas de maior interesse aqueles relacionados à Biologia Humana. Especificamente sobre a evolução biológica, tema bastante controverso no currículo de Biologia, observamos que os jovens estudantes brasileiros estão abertos à discussões sobre o tema.

Palavras-chave


Currículo de Ciências. Interesse dos estudantes. Avaliação educacional.

Science curriculum and Brazilian students’ interest: a necessary approach


Abstract


Students’ disillusion with scientific career has stirred up a movement aiming at listening to what they have to say about Science classes end major science subjects. One of these movements is “The Relevance of Science Education” project (Rose), implemented in more than 40 countries and subject of study of the work we describe here. Research is within the educational evaluation field. The national representativity sample involved 2.365 students from 84 different schools. Resulting data show that Brazilians have great interest in science-based subjects, especially those related to Human Biology. Particularly on biological evolution, a very controversial topic in the Biology curriculum, we can see that young Brazilian students are open for a discussion on it.


Keywords


Science curriculum. Students’ interest. Educational evaluation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.257

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ISSN 2237-9983