Imagem para capa

Diretores de escola em Minas Gerais querem currículo unificado?

Paula Batista Lessa, Beatriz de Basto Teixeira

Resumo


Este artigo analisa dados da pesquisa Gestão escolar, recursos e desenvolvimento curricular: desafios para a liderança, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O survey aplicado a 3.483 diretores das escolas da rede estadual mineira, em novembro de 2012, investigou sua opinião sobre a criação de um currículo unificado e padronizado no país e no estado. Os resultados podem ser considerados como um estímulo a novas reflexões sobre a necessidade de orientações curriculares para as redes de ensino, notadamente depois da forte crítica desenvolvida nos anos de 1990 aos parâmetros elaborados naquele período.

Palavras-chave


Gestão escolar. Currículo. Diretores de escola. Política curricular.

Do Minas Gerais schools’ headmasters want a unified curriculum?


Abstract


This article examines data from Gestão escolar, recursos e desenvolvimento curricular: desafios para a liderança, a research sponsored by Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) and Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) from Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). The survey applied to 3.483 school headmasters from the State of Minas Gerais’ education network in November 2012 investigated their opinion on the creation of a unified and standardized curriculum in the country and in the State. Results may be considered an incentive for further reflection on the necessity of providing curricular guidelines for the education networks, particularly after the sharp criticism that took place in the 90s to parameters elaborated in that period. 


Keywords


School management. Curriculum. School headmasters. Curricular policy.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983