Acesso à educação infantil no novo PNE: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo da Meta 1 do atual Plano Nacional de Educação (PNE), sobretudo no que se refere à efetivação do direito de acesso à educação infantil de qualidade. Inicia-se diferenciando as metas objetivas de atendimento e o direito à educação infantil enquanto prerrogativa constitucional exigível, buscando evidenciar o lugar do PNE no sistema normativo brasileiro. Em seguida, contextualizamos o texto da Meta 1 em seus aspectos político e jurídico, sendo também abordadas as estratégias que a compõem. Destacamos a necessidade de estabelecer indicadores e parâmetros transparentes e socialmente válidos para o cálculo da meta. Por fim, são apresentados desafios para sua efetivação, bem como a expectativa de que a meta mínima de 50% inscrita no texto da Lei seja suplantada pela realidade da pressão popular associada ao direito de estatura constitucional.
Palavras-chave
Access to early childhood education in the new NEP: planning parameters, effectuation and enforceability of this right
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.272
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983