Imagem para capa

Projeto Paralapracá: uma experiência de formação de formadores e (trans)formação da educação infantil

Maria Thereza Marcilio, Mônica Martins Samia

Resumo


Este relato de experiência visa compartilhar o percurso e alguns resultados do projeto Paralapracá, desenvolvido desde 2010 em dez municípios da região Nordeste, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam a educação infantil, por meio de duas linhas de ação: formação continuada e acesso a materiais de qualidade. A formação é realizada a partir de eixos considerados centrais para o currículo deste segmento e se destina aos coordenadores pedagógicos, por serem os profissionais responsáveis pela formação dos professores. Suas bases são as dimensões pessoal, profissional e institucional, as práticas pedagógicas como objeto de reflexão, os saberes e a cultura locais como fundamentais no currículo, e o compromisso com o desenvolvimento da autonomia dos profissionais e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas para este segmento.

Palavras-chave


Educação infantil. Formação continuada. Educação de qualidade.

The Paralapracá Project: an experience in training of trainers and infant education transformation


Abstract


This account aims to share the path and some of the results of the Paralapracá Project, developed since 2012 in ten municipalities in the northeast of Brazil, with the purpose of contributing to improve infant education quality by means of two lines of action: continued education and access to quality materials. This continued education work is based on the educational sector’s main curriculum cores, and is intended for teachers. Its bases are the personal, professional, and institutional dimensions, pedagogical practices as the object of reflection, local knowledge and culture as key in the curriculum, and the commitment to developing professionals’ autonomy and to strengthening public policies for this segment.


Keywords


Infant Education. Continued Education. Quality Education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.278

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983