Imagem para capa

Construindo a gestão escolar colaborativa: a experiência de um grupo de gestores

Alexsandro Santos, Hivy Damasio Araújo Mello, Joana Buarque de Gusmão

Resumo


Este artigo apresenta e analisa a experiência do Grupo de Trabalho Gestão Escolar Colaborativa. O grupo, integrado por diretores e coordenadores de escolas públicas da zona leste do município de São Paulo, tem empreendido um esforço de compartilhamento de ações e de conhecimento sobre gestão escolar em territórios vulneráveis. A partir da compreensão da dinâmica histórica de constituição e consolidação do coletivo, busca-se apreender os traços que caracterizam a natureza colaborativa do grupo. O artigo também propõe uma conceituação inicial de gestão colaborativa.


Palavras-chave


Gestão colaborativa. Gestão escolar. Participação. Territórios de alta vulnerabilidade social. Desigualdades socioespaciais e educação.

Building collaborative school management: the experience of a group of managers


Abstract


This article presents and analyses the experience of the Work Group for Collaborative School Management. The group is formed by principals and coordinators at public schools in the East Zone of the city of São Paulo, and it has been making efforts to share actions and knowledge about school management in vulnerable areas. Based on our understanding of the dynamics of the collective’s trajectory of constitution and consolidation, we seek to understand the features that characterize the group’s collaborative nature. The article also puts forth an initial conceptualization of collaborative management.

Keywords


Collaborative management. School management. Participation. Areas of high social vulnerability. Socio-spatial inequalities and education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983