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Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil

Marta Wolak Grosbaum, Ana Maria Falsarella

Resumo


O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. 


Palavras-chave


Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.

The condition of youth: youth and secondary education in Brazil


Abstract


This article treats the condition of youth, one of the aspects approached in the study Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios, [Secondary Education, Vocational Education and Socio-Spatial Inequalities: Advances and Challenges] conducted by the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária [Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action] (Cenpec) and the Tide Setúbal Foundation, from 2015 to 2016, in state secondary schools in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo. The text begins by approaching theoretical and legal aspects concerning youth and secondary education and proceeds to analyze students’ discourse and representations about school, youth and future, as surveyed by means of collective interviews. We found that young people do not receive cultural and social influences in a passive way, but rather by interpreting them in light of the values of the groups they belong to. This allows different ways of identity construction, which confirms that it is more adequate to speak about “youths”, as there is not only one profile of Brazilian young people attending secondary schools.


Keywords


Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368

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ISSN 2237-9983