Imagem para capa

Conhecimento científico e tecnológico dos povos africanos: estratégia de resistência à tradição seletiva no ensino de ciências

Marlene Oliveira de Brito, Vitor Machado

Resumo


O presente artigo examina possibilidades de inclusão da história e culturas africanas e afro-brasileiras no ensino de ciências, em atendimento à Lei 10.639/03, defendendo a inserção da diversidade étnico-racial e cultural a partir do recorte histórico referente ao conhecimento científico de povos africanos. A análise é realizada nos conteúdos propostos no currículo escolar oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), especificamente para o 7º ano do ensino fundamental. A proposta é refletir sobre a atuação pedagógica dos envolvidos na educação escolar, como instrumento capaz de resultar em significações no posicionamento diante as demandas relativas ao enfrentamento do preconceito e da discriminação com fundamento racial.

Palavras-chave

Educação antirracista. Ciência e tecnologia africana. Currículo e ensino de ciências.

 

Scientific and Technological Knowledge of African Peoples: Strategy of Resistance to the Selective Tradition in Science Education

Abstract

This article examines possibilities of including African and AfroBrazilian history and culture in science education, in compliance with the Law 10.639 / 03. It advocates the inclusion of ethnic-racial and cultural diversity, based on historical references to the scientific knowledge of African peoples. We analyze the contents proposed in the official curriculum issued by the Education Department of the State of São Paulo (SEE / SP), specifically for the 7th grade of primary education. We propose a reflection on the pedagogical action of those involved in school education as an instrument that can produce significations in stances towards demands related to fighting racially based prejudice and discrimination.

Keywords

Anti-racist education. African science and technology. Curriculum. Science teaching.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i1.381

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983