<p>Foto: <a href="mailto:marina_arruda_@hotmail.com" target="_blank">Marina Arruda</a></p>

Formação de mediadores de leitura: sistematização de duas experiências

Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin, Maria Cecília Felix de Godoy

Resumo


O presente artigo busca sistematizar a experiência e a  metodologia de dois projetos de formação de mediadores de leitura realizados pelo Cenpec. Desenvolvidos em momentos distintos e a partir de demandas diversas, os projetos mantêm percursos e características próprias, mas partem de uma matriz metodológica comum. No sentido de contribuir para a reflexão entre a relação desses aspectos metodológicos e os resultados obtidos, procuramos apresentar o contexto em que os projetos se situam, um histórico de suas trajetórias, os pressupostos teóricos que os norteiam, as estratégias que têm contribuído para a consecução de suas metas e as circunstâncias que dificultam sua implementação.

 


Palavras-chave


Formação continuada. Mediação de leitura. Metodologia de formação de mediadores. Formação de leitores

Formation of reading mediators: systemization of two experiences


Abstract


This paper seeks to systematize the experience and methodology behind two projects for training reading mediators carried out by Cenpec. These projects were developed at different times and are the products of different demands, maintaining their own growth experiences and characteristics; yet, they both part from a common methodological system. In order to contribute to a comparison of the relationship of these methodological aspects and the results reached by the projects, the context in which they are situated is presented along with a background of their past experiences, the theoretical assumptions that guided them, the strategies that have contributed to achievement of goals, and their main challenges.

Keywords


Continuing education. Reading mediation. Mediation training methodology. Teaching readers.

Texto completo:

PDF ePUB


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.39

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983