<p>Foto: <a href="mailto:marina_arruda_@hotmail.com" target="_blank">Marina Arruda</a></p>

Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)

Mirta Castedo, Mirta Torres

Resumo


Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias.

Palavras-chave


Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo

An overview of literacy theories in the Spanish America over the past decades (1980-2010)


Abstract


Over the last 30 years fundamental changes have taken place in theories of literacy. In Latin America, they have affected teaching in different ways. Meanwhile other changes were occurring in literacy. From the survey of literature distributed in Latin America, in this article are studied three theories on the acquisition of written language with important implications for the field of literacy: the Whole Language, the phonological awareness and the psychogenetic theory. These theories are those that have been more reported in the region. The relationship oral-written language, the concept of error and linguistic diversity and variation are the axes that pass through the major points of agreement and disagreement between theories.

Keywords


Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.40

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ISSN 2237-9983