
Gestão do tempo e oportunidades de aprender na metrópole de São Paulo: uma análise de duas escolas situadas em territórios vulneráveis
Resumo
Analisa-se a arquitetura temporal de duas escolas públicas municipais paulistanas localizadas em território socialmente vulnerável, uma das facetas relativas à equidade na educação. O estudo qualitativo, com inspiração etnográfica, focalizou turmas de 3º ano do Ensino Fundamental dessas escolas. Concentrou-se no manejo do tempo diante das determinações legais, especificamente naquele atribuído às aulas e ao ensino de língua portuguesa. Os resultados indicam dissemelhanças perante o estabelecido por essa rede municipal de ensino, o que denota desigualdade na distribuição de oportunidades educativas. Tendo em vista o que a literatura aponta sobre a distribuição de conhecimento escolar, em que alunos provenientes de meios mais desfavorecidos possuem desvantagens, a gestão do tempo tende a ser fundamental tanto na distribuição de oportunidades para todos realizarem aprendizados estabelecidos quanto no enfrentamento das desigualdades educacionais, que reproduzem desigualdades socioespaciais.
Palavras-chave
Time management and learning opportunities in the metropolis of São Paulo: analyzing two schools situated in vulnerable territories
Abstract
It is analyzed here the temporal structure of two municipal public schools situated in socially vulnerable territories, one of the facets related to equity in education. The qualitative study, with ethnographic inspiration, was focused on the third grade of elementary school. It was focused on time management in the face of legal resolutions, specifically the one assigned to Portuguese Language classes and teaching. Results show differences in the face of what was established by that municipal teaching network, denoting inequality of educational opportunities. Having in mind what literature indicates about school knowledge dissemination, where students coming from more disfavored areas are disadvantaged , time management tends to be crucial both in opportunities distribution so that all can reach established learnings as in facing educational inequalities, that propagate socio-spatial inequalities.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.441
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ISSN 2237-9983