Imagem para capa

Estudantes negros ingressantes na universidade por meio de reserva de vaga

Juliana Augusta Nonato de Oliveira, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada com estudantes autodeclarados negros ingressantes na Universidade Federal de São Carlos por meio de um programa de ações afirmativas de reserva de vagas. Tal pesquisa teve como objetivos identificar processos educativos originados na vida universitária que contribuem ou prejudicam a construção e o fortalecimento da identidade negra e do pertencimento étnico-racial de raiz africana junto a tais estudantes, além de apontar sugestões que contribuam com o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar na busca de estratégias de combate ao racismo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com três estudantes autodeclarados negros, duas mulheres e um homem, de diferentes cursos.

Palavras-chave


Ações afirmativas; Estudantes negros; Identidade negra; Pertencimento étnico-racial

Black students admission to university through quota system


Abstract


This article results from a Master’s degree research carried out among self-declared Black students admitted to Federal University of São Carlos through an affirmative actions program (quota system). This research aimed at identifying educational processes originating in university life that concur to and impair building and strengthening Black identity and Africanrooted ethnic-racial belonging among such students, as well as mentioning suggestions that may add to UFSCAR Affirmative Actions Program in their search for strategies in fighting racism. Data collection was made through half-structured interviews with three self-declared Blacks, two women and one man from different courses.

key words

Affirmative actions. Black students. Black identity. Ethnic-racial belonging.

 

Estudiantes negros ingresantes en la universidad por medio de reserva de plazas Resumen:

El presente artículo es el resultado de una investigación de maestría realizada con estudiantes que se declaran negros ingresantes en la Universidad Federal de São Carlos por medio de un programa de acciones afirmativas de reservas de plazas. La investigación tuvo como objetivos identificar procesos educativos originados en la vida universitaria que contribuyen y perjudican la construcción y el fortalecimiento de la identidad negra y la pertenencia étnicoracial de raíz africana, junto a tales estudiantes, además de señalar sugerencias que contribuyan con el Programa de Acciones Afirmativas de la UFSCar en la búsqueda de estrategias de combate al racismo. La recopilación de datos ocurrió por medio de entrevistas semiestructuradas con tres estudiantes que se declaran negros, dos mujeres y un hombre de distintas carreras.

palabras clave

Acciones afirmativas. Estudiantes negros. Identidad negra. Pertenencia étnico-racial


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v9i1.457

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983