Projeto Gente Nova: Matemática, poesia, leitura e geometria, para viver as diferenças

Ana Paula de Oliveira

Resumo


Escrito por uma professora de Matemática, o relato descreve sua própria experiência de lecionar numa escola da cidade de Itirapina, interior de São Paulo, para uma turma de 5a. série que seria acompanhada até o término do Ensino Fundamental. A professora identificou relações preconceituosas entre os alunos, sentindo a necessidade de incorporar essa questão aos conteúdos matemáticos. Para tanto, desenvolveu o Projeto Gente Nova, que teve por objetivo ensinar noções de geometria e resolução de problemas, num contexto de convívio com as diferenças e seus benefícios. As atividades realizadas em grupos, incluindo poesia e leitura, culminaram na resolução de um problema: representar, por meio de uma composição geométrica, um trecho de uma canção. Ao final do processo, foram discutidas as diversas formas de comportamento entre colegas, grupos e classe. Segundo a professora, o projeto cumpriu seu intuito, revelado nas atitudes e discursos dos alunos. Ela continua desenvolvendo esse trabalho que passou a se chamar “Autoconhecimento para uma boa convivência”.


Palavras-chave


Segundo segmento do ensino fundamental; Matemática; Geometria; Preconceito; Convívio com as diferenças

New People Project: Math, poetry, reading and geometry, to experience difference


Abstract


A Math teacher wrote this report, describing her own experience with teaching a class of 5th graders, who she followed until they finished Primary School, at a school in the city of Itirapina, in the countryside of the state of São Paulo. The teacher identified prejudiced relationships between the students and felt the need to incorporate this issue into mathematic content. To do this, she developed the New People Project (Projeto Gente Nova), aimed at teaching notions of geometry and problem solving, in a context of coexistence with differences and the benefits of differences. Group activities, including poetry and reading activities, culminated in the resolution of a problem: portrayal of a part of a song using a geometric composition. At the end of the process, the various manners of behavior among colleagues, groups and the class were discussed. According to the teacher, the project met its goal, which was shown in the attitudes and discourse of the students. She continued to develop this project, which became known as "Self-Awareness for Good Coexistence".


Keywords


Second segment of primary school; Math; Geometry; Prejudice; Coexisting with differences

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983