Imagem para capa

A escrita do gênero memórias literárias no espaço escolar: desafios e possibilidades

Beth Marcuschi

Resumo


O presente estudo assume uma concepção sociodiscursiva de linguagem e desenvolve reflexões sobre os desafios e possibilidades postos ao processo de escrita de memórias literárias na prática pedagógica. Para tanto, explora, inicialmente, as noções de produção escrita, gêneros textuais e processo de didatização. Em seguida discorre mais detalhadamente a respeito do gênero memórias literárias. Na sequência, analisa, tendo em vista as condições de produção criadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2010, um conjunto de textos de memórias literárias produzido por alunos participantes do concurso. Os resultados da investigação apontam para um desempenho satisfatório dos aprendizes no atendimento às condições gerais de produção, ao mesmo tempo em que localizam no manejo do ponto de vista discursivo e no uso da linguagem literária as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos.

 


Palavras-chave


Memórias literárias. Produção escrita. Espaço escolar. Gêneros textuais.

Writing in the literary memoir genre in the academic space: challenges and possibilities


Abstract


This study takes a socio-discursive conception of language and develops reflections on the challenges and possibilities present in the process of writing literary memoirs in educational practice. To do this, the notions of written production, text genres and the educational process are initially explored. Next, a more detailed discussion takes place on the genre of literary memoirs. Following this, considering the conditions for production provided by the Portuguese Language Olympics – Writing the Future, in 2010, an analysis is done of literary memoir texts produced by students taking part in the contest. The results of the investigation point to satisfactory performance from the learners in meeting the general conditions of production, while at the same time that they locate the main hardships faced by students in managing a discursive standpoint and in the use of literary language.

Keywords


Literary memoirs. Written production. Academic space. Text genres.

Texto completo:

PDF EPUB


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.92

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983