Imagem para capa

Estudantes de Letras e a leitura literária: novos leitores: entre o reconhecimento de leituras eruditas e a prática de leituras comuns

Maura Maria dos Santos

Resumo


Este estudo objetiva examinar a relação de estudantes de Letras com a leitura literária, adotando como referência um quadro teórico que se concentra na sociologia de Bourdieu e nas contribuições de trabalhos contemporâneos acerca da leitura. Baseamos nossas reflexões nos dados iniciais coletados junto a graduandos em Letras (n=169) por meio de questionários que nos forneceram informações acerca de seu perfil socioeconômico, cultural, e de sua formação literária. Os resultados parciais apontam para duas direções: as preferências de leitura declaradas pelos pesquisados revelam relativa adesão à literatura canônica, mas não se restringem às obras de prestígio. A presença de práticas de leitura não controladas pela hierarquia cultural se mostra mais forte junto aos estudantes com maior capital cultural, cujos pais exercem ocupações típicas das classes dominantes e do sexo feminino. Embora essas conclusões possam ser parcialmente explicadas à luz do quadro teórico eleito, demandam novos estudos para sua melhor compreensão.

Palavras-chave


Formação de leitores. Curso de Letras. Práticas de leitura literária.

Letters students and the reading of literature: new readers: between recognition of classical literature and the practice of everyday reading


Abstract


This study is aimed at examining the relationship between Letters students and the reading of literature, using a theoretical framework as a reference that is concentrated on the sociology of Bourdieu and on the contributions of contemporary work on reading. Our reflections are based on initial data collected from last year Letters students (n=169) through questionnaires that provided us with information regarding their social and economic and cultural profiles and their literary background. The partial results point in two directions: the preferences for reading stated by those studied show a relative adhesion to canonical literature, yet they are not restricted to prestigious works. Reading practices that are not controlled by cultural hierarchy prove to have a stronger presence among students with greater cultural capital, whose parents held occupations typical of the dominant classes and of the female sex. Although these conclusions may be partially explained by the theoretical framework chosen, they require new studies for better comprehension.

Keywords


Reader education. Letters Course. Literature reading practices.

Texto completo:

PDF EPUB


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983