Nas escolas rurais de Acrelândia, garantia de acesso à segunda etapa

Elisabete da Assunção José, Vanda Noventa Fonseca

Resumo


O relato descreve o Projeto Escolas Rurais Centralizadas realizado na cidade de Acrelândia, uma reserva extrativista do látex, no Acre. O desafio era garantir o acesso dos adolescentes, jovens e adultos ao segundo segmento do Ensino Fundamental. A agricultura de sobrevivência, como única fonte de renda, necessita da contribuição das crianças e, ao mesmo tempo, promove uma migração de jovens não qualificados para a sede do município em busca de novos trabalhos. Os desafios principais eram a reprovação e desistência dos alunos e a existência de professores leigos e sem capacitação para atender a todas as séries ao mesmo tempo. O projeto efetivou o sistema de transporte escolar e, principalmente, reorientou o currículo por módulos disciplinares semestrais e passou a funcionar aos finais de semana, em regime de semi-internato. Essas ações se concretizaram na Escola Centralizada para Filhos de Seringueiros, mérito da parceria da Secretaria Municipal de Educação, outras instâncias governamentais e com a luta dos seringueiros, organizados em associação de classe.


Palavras-chave


Escolas rurais; Segundo segmento do ensino fundamental; Currículo; Estrutura e funcionamento

In the rural schools of Acrelândia, guaranteeing access to the second stage


Abstract


This report describes the Centralized Rural Schools Project (Projeto Escolas Rurais Centralizadas) being carried out in the city of Acrelândia, a latex extractive reserve in the state of Acre. The challenge was to ensure access for adolescents, young people and adults to the second segment of Primary School. Subsistence farming as a sole source of income requires the contribution of children, while at the same time promoting a migration of non-qualified youth to the municipality's center to find new work. The main challenges were the drop-out and failure rates of students and unqualified teachers who are not trained to serve all of the grades at the same time. The project implemented a school transport system and, mainly, reoriented the curriculum towards semester-based module disciplines in addition to holding weekend classes at the school, using a semi-boarding school regime. These initiatives were focused on the Central School for Latex-Workers' Children (Escola Centralizada para Filhos de Seringueiros), the fruit of a partnership between the Municipal Secretary of Education and other government authorities with the organized struggle of the latex-workers, through their trade association.


Keywords


Rural schools; Second segment of primary school; Curriculum; Structure and functioning

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.11

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ISSN 2237-9983