Ensino para jovens em áreas vulneráveis

Maria Amábile Mansutti, Liliane Petris

Resumo


O relato apresenta o Programa de Aumento da Escolaridade (PAE), que consiste na oferta de curso de complementação da escolaridade de ensino fundamental, direcionado para populações beneficiadas pelo Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro – PROAP II. O diferencial do PAE estava no fato de trabalhar em espaços comunitários onde se alocava um público que, por diversas razões, inclusive de segurança, não teria condições de frequentar escolas das redes públicas de ensino. Descreve a avaliação e o monitoramento realizados pelo CENPEC que cobriu a implantação do Programa, iniciada em 2004, e seu desenvolvimento até julho de 2005. Essas ações tinham uma dupla função: sustentar o processo de formação de jovens e adultos e das equipes, além de fazer uma avaliação processual que permitisse identificar obstáculos e elementos facilitadores. Reflete sobre a experiência do PAE que se constitui como um modelo de escolarização para EJA, recomendável para ser implantado em regiões vulneráveis, desde que se associe, efetivamente, escolarização à proteção social, como opção básica da proposta. Uma das questões mais relevantes que marcaram o desenvolvimento do Programa diz respeito à composição de uma parceria inédita, que reuniu a Secretaria de Educação e a Secretaria da Assistência Social, organizações da sociedade civil - como gestoras da ação, e uma terceira instituição encarregada de seu monitoramento e avaliação.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Avaliação e monitoramento; Vulnerabilidade social; Assistência Social

Teaching to young people in vulnerable areas


Abstract


The report presents the Programa de Aumento da Escolaridade (PAE), which consists of supplementary scholastic courses that are offered at the primary school level, aimed at populations that have benefitted from the Popular Settlements Urbanization Program of Rio de Janeiro (Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro – PROAP II). The difference of the PAE was in that it works in community spaces where there was a public that, for various reasons, including reasons of security, would be unable to attend schools in the public school system. It describes the assessment and monitoring done by CENPEC that covered implementation of the Program, started in 2004, and its development until July 2005. These actions had a two-fold function: sustain the process of educating young people and adults and teams, in addition to carrying out a procedural assessment that allowed for identification of obstacles and facilitating elements. This reflects on the PAE’s experience, which consists of a model of education for EJA, recommended for implementation in vulnerable regions, provided that education is effectively associated with social protection, as a basic option of the proposal. One of the most relevant issues that marked development of the Program regards the comprisal of a brand new partnership, which joined the civil society organizations of the Secretariat of Education and the Social Aid Secretariat as managers of action, along with a third institution that was in charge of its monitoring and assessment.

Keywords


Youth and adult education; Assessment and monitoring; Social vulnerability; Social Aid

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.111

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ISSN 2237-9983