Ensino para jovens em áreas vulneráveis
Resumo
O relato apresenta o Programa de Aumento da Escolaridade (PAE), que consiste na oferta de curso de complementação da escolaridade de ensino fundamental, direcionado para populações beneficiadas pelo Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro – PROAP II. O diferencial do PAE estava no fato de trabalhar em espaços comunitários onde se alocava um público que, por diversas razões, inclusive de segurança, não teria condições de frequentar escolas das redes públicas de ensino. Descreve a avaliação e o monitoramento realizados pelo CENPEC que cobriu a implantação do Programa, iniciada em 2004, e seu desenvolvimento até julho de 2005. Essas ações tinham uma dupla função: sustentar o processo de formação de jovens e adultos e das equipes, além de fazer uma avaliação processual que permitisse identificar obstáculos e elementos facilitadores. Reflete sobre a experiência do PAE que se constitui como um modelo de escolarização para EJA, recomendável para ser implantado em regiões vulneráveis, desde que se associe, efetivamente, escolarização à proteção social, como opção básica da proposta. Uma das questões mais relevantes que marcaram o desenvolvimento do Programa diz respeito à composição de uma parceria inédita, que reuniu a Secretaria de Educação e a Secretaria da Assistência Social, organizações da sociedade civil - como gestoras da ação, e uma terceira instituição encarregada de seu monitoramento e avaliação.
Palavras-chave
Teaching to young people in vulnerable areas
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.111
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ISSN 2237-9983