A importância das relações humanas na escola

Maria Malta Campos

Resumo


O artigo trata do hiato existente entre a aprendizagem dos alunos e as relações humanas na escola. Propõe uma abordagem na qual estas relações são consideradas tanto como um meio para a aprendizagem, já que podem facilitá-la, quanto como um fim, pois são imprescindíveis na formação para a cidadania e convívio social. Alguns resultados de pesquisas são analisados, revelando de que maneira relações conflituosas causam impacto na aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles mais pobres, além da maneira como tais conflitos são vistos pelos protagonistas dessas instituições. O artigo conclui que se faz urgente considerar as relações humanas na escola com o mesmo sentimento com que se discutem os testes padronizados.

Palavras-chave


Aprendizagem; Relações humanas; Indisciplina escolar; Violência na escola

The importance of human relations in school


Abstract


This paper discusses the gap that exists between student learning and human relations in the school. An approach is proposed wherein these relationships are considered as a means for learning, since they can facilitate this learning, as well as an end, since they are necessary in educations on citizenship and social coexistence. Some research results are analyzed, showing how conflicting relationships impact student learning, especially for poorer students, as well as how these conflicts are regarded by the protagonists of these institutions. The article concludes that there is an urgency to consider human relations in the school, using the same sentiment with which standardized tests are discussed.

Keywords


Learning; Human relations; Lack of academic discipline; Violence at school

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983