Leitura e produção de texto no ensino fundamental
Resumo
O texto trata das capacidades de leitura e de produção de textos orais e escritos que devem ser desenvolvidas pela escola, a fim de garantir e ampliar formas de participação social dos cidadãos. A partir da análise de alguns exames de leitura, afirma que a atuação da escola precisa ser melhorada, com a da realização de um trabalho planejado, consistente e em interação com as práticas culturais de seus alunos. Para isso, apresenta como fazer uma adequada exploração dos diversos gêneros textuais, sempre com a mediação e orientação do professor. O texto demonstra como os professores podem enfrentar esse desafio de maneira coletiva, pois a leitura e a produção de textos são tarefas de todos os componentes curriculares e não apenas de Língua Portuguesa.
Palavras-chave
Reading and text production in primary education
Abstract
This paper covers reading and oral and written text production abilities that should be developed by the school, in order to ensure and expand manners of social participation by citizens. Based on an analysis of some reading exams, improvement in the school's activities is found to be necessary, by executing a planned and consistent project that interacts with the cultural practices of its students. To do this, a presentation is given of how to appropriately explore various text genres, always with the teacher's mediation and guidance. The text shows how teachers can face this challenge collectively, since reading and text production are tasks used for every curricular component and not just in Portuguese Language.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983