É imprescindível educar integralmente
Resumo
O texto discute os diferentes conceitos de educação integral, refletindo sobre os desafios da implementação de programas dessa natureza. A concepção de educação integral associada à formação integral traz o sujeito para o centro das indagações e preocupações da educação, que deve responder a uma multiplicidade de exigências do próprio individuo e do contexto em que vive. Essa concepção se relaciona à ideia filosófica de homem integral, realçando a necessidade de desenvolvimento integrado de suas faculdades cognitivas, afetivas, cultuais e espirituais; resgatando, como tarefa prioritária da educação, a formação do homem compreendido em sua totalidade. Destaca que na implementação de projetos de educação integral não há modelos prontos nem concepções exclusivas. Educação integral depende, sobretudo, de relações que visam à integração, seja de conteúdos, seja de projetos, seja de intenções. O texto conclui que apenas a ampliação do horário escolar não garante a qualidade nem a eficácia necessária. É preciso uma maior mobilização dos esforços e de vontades muito mais abrangentes, para assegurar o direito de todas as crianças e jovens ao mundo do conhecimento, ao exercício de suas habilidades e ao desenvolvimento humano e social. Sinais animadores têm surgido das ações educativas revalorizadas pela vinculação da escola com o território, e com a criação de comunidades de aprendizagem que se ampliam com o conceito de cidade educadora.
Palavras-chave
Comprehensive education is necessary
Abstract
This paper discusses the different concepts of comprehensive education, reflecting on the challenges of implementing programs of this nature. The concept of comprehensive education associated with comprehensive formation brings the subject to the center of educational inquiries and concerns, which should answer multiple demands made by this very individual and the context in which the individual lives. This concept is related to the philosophical idea of a comprehensive man, highlighting the need for comprehensive development of his cognitive, emotional, cultural and spiritual faculties; bringing back the formation of the man understood in his totality as a high-priority task in education. Note that in implementing comprehensive education projects, there are neither ready-made models nor exclusive concepts. Comprehensive education especially depends on relationships aimed at integration, whether of content, projects or intentions. The paper concludes that mere extension of school hours is no guarantee of quality or of necessary efficacy. What is needed is greater mobilization of efforts and of more wide-ranging desires, to ensure the right of all children and young people to the world of knowledge, to the exercise of their skills, and to human and social development. Encouraging signs have arisen from educational initiatives that have been given new value by connecting the school with territory and from the creation of learning communities that grow with the educating city concept.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.168
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ISSN 2237-9983