A representação social do preconceito racial para professores negros da UFMG
Resumo
O presente artigo se propôs a analisar o sentido do preconceito racial para docentes negros da Universidade Federal de Minas Gerais e os conteúdos de representação social em que se apoiavam as práticas com esse cunho. Para tal, utilizou-se como material de investigação 16 entrevistas publicadas por Praxedes et al. (2009) no livro Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG. Considerando as atuais normas sociais contra esse preconceito, identificou-se ainda sua presença, tanto de forma explícita como velada, no cotidiano desses professores. Constatou-se que embora os docentes gozassem de status socioeconômico e educacional, isso não foi suficiente para isentá-los do confronto com essa prática. Concluiu-se que a ilegalidade do preconceito racial não extinguiu os seus conteúdos representacionais, que ainda se mantêm conservados e circulantes na sociedade brasileira.
Palavras-chave
Social representation of racial prejudice for black teachers at the UFMG
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.211
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ISSN 2237-9983