Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação
Resumo
Com base na experiência do programa “Promover uma comunidade de aprendizes”, propõe-se, neste artigo, uma estrutura conceitual para aprofundar a compreensão sobre os distintos modos pelos quais os professores aprendem e, em especial, aprendem a ensinar em diferentes comunidades e contextos. Ao apresentar um novo modelo, busca-se refletir criticamente sobre os desafios encontrados pelos professores, comunidades de professores, instituições formadoras, programas e políticas que tenham no cerne o desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave
Formação de professores. Política educacional. Ensino. Didática.
How and What Teachers Learn: A Shifting Perspective
Abstract
Based on the experience of the “Fostering a Community of Learners” (FCL) program, this article proposes a conceptual framework to deepen understanding about the ways in which teachers learn and, particularly, the ways in which they learn to teach in different communities and contexts. In presenting a new model, we aim to reflect critically about the challenges facing teachers, teacher communities, teacher education institutions, programs and policies centered on teacher professional development.
Keywords
Teacher education. Educational policy. Teaching. Didactics.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.353
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983