Imagem para capa

Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação

Lee S. Shulman, Judith H. Shulman

Resumo


Com base na experiência do programa “Promover uma comunidade de aprendizes”, propõe-se, neste artigo, uma estrutura conceitual para aprofundar a compreensão sobre os distintos modos pelos quais os professores aprendem e, em especial, aprendem a ensinar em diferentes comunidades e contextos. Ao apresentar um novo modelo, busca-se refletir criticamente sobre os desafios encontrados pelos professores, comunidades de professores, instituições formadoras, programas e políticas que tenham no cerne o desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave


Formação de professores. Política educacional. Ensino. Didática.

How and What Teachers Learn: A Shifting Perspective


Abstract


Based on the experience of the “Fostering a Community of Learners” (FCL) program, this article proposes a conceptual framework to deepen understanding about the ways in which teachers learn and, particularly, the ways in which they learn to teach in different communities and contexts. In presenting a new model, we aim to reflect critically about the challenges facing teachers, teacher communities, teacher education institutions, programs and policies centered on teacher professional development.

Keywords


Teacher education. Educational policy. Teaching. Didactics.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983