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Contextos, políticas e resultados de avaliação no ensino médio: um estudo em quatro estados brasileiros

Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal, Willana Nogueira M. Galvão

Resumo


O estudo discute as políticas de avaliação de larga escala nacionais e estaduais em quatro unidades da federação – São Paulo, Goiás, Pernambuco e Ceará –, focalizando suas repercussões em escolas de ensino médio com bons resultados, localizadas em territórios socioespaciais vulneráveis. A amostra envolveu 24 escolas e a metodologia adotou a perspectiva quanti-qualitativa de análise. O estudo da configuração dos sistemas nacionais e estaduais mostra a existência de mais semelhanças que diferenças entre uns e outros, o que levaria a indagar se não estaria havendo uma duplicação de esforços e recursos em nome da melhoria da qualidade da educação, gerando uma sobrecarga para as escolas e todos os envolvidos. Os depoimentos dos participantes evidenciam uma aguda consciência de que a cultura de avaliação chegou para ficar, e chama a atenção sobre alguns efeitos deletérios gerados pelos seus excessos. 


Palavras-chave


Política educacional. Avaliação de larga escala. Ensino médio. Gestão escolar.

Contexts, policies and results of secondary education assessment: a study in four brazilian states


Abstract


This study discusses national and state large-scale assessment policies in four Brazilian states – São Paulo, Goiás, Pernambuco and Ceará – focusing on the effects of these policies on secondary schools with good performance levels situated in high socio-spatial vulnerability areas. The sample comprised 24 schools and the methodology involved quantitative and qualitative analyses. By analyzing the configurations of the national and state systems, we found that there are more similarities than differences between them, which led us to question whether equivalent efforts and resources are not being employed twice to improve the quality of education, thus burdening schools and everyone involved. Participants’ accounts show an acute awareness that the assessment culture is here to stay, and stress some harmful effects of its excesses.


Keywords


Educational policy. Large-scale assessment. Secondary education. School management.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.365

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ISSN 2237-9983