Roda, Rede: prevenção, letramento e inclusão social

Cristina Fernandes de Souza

Resumo


O relato apresenta o projeto “Roda, Rede”, implementado pela ONG Apoitchá em parceria com a Secretaria de Educação, que teve seu início em duas escolas da cidade de Lucena, litoral da Paraíba, em 2001. A missão da Apoitchá era trabalhar pela melhoria da qualidade de vida e promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, num lugar marcado por negligência, discriminação, exploração e opressão. A formação dos professores do segundo segmento do Ensino Fundamental aconteceu por meio das ações de Planejamento Participativo (espaço de diálogo e trabalho pedagógico coletivo dos professores), Encontros Pró-Rede (espaço de escuta e discussão entre adolescentes, pais, professores das escolas e educadores da ONG) e Programa de Educação Preventiva e Sexualidade (espaço para formação dos professores obre os temas sexualidade e drogas). O relato conclui que a estratégia de levar a questão da educação e proteção para a arena pública substitui o tratamento distanciado muito comum em ambientes escolares, em que a criança é um “caso” problemático. O “Roda, Rede” ganhou, em 2005, o primeiro lugar do Prêmio Itaú-Unicef.


Palavras-chave


Sexualidade; Drogas; Abuso e exploração sexual; Segundo segmento do ensino fundamental; Formação de professores

Round, Network: prevention, literacy and social inclusion


Abstract


The "Round, Network" ("Roda, Rede") project, implemented by the Apoitchá NGO in partnership with the Secretary of Education, which began at two schools in the city of Lucena, on the coast of the state of Paraíba, in 2001. Apoitchá's mission was to work to improve quality of life and promote the full development of children and adolescents, in a place notable for negligence, discrimination, exploration and oppression. Training for teachers working in the second segment of Primary School took place through Participatory Planning initiatives (a space for dialogue and collective educational work by teachers), Pro-Network Meetings (a space for listening and discussions with adolescents, parents, school teachers and NGO educators) and the Preventive Education and Sexuality Program (a space for training teachers on the topics of sexuality and drugs). This report concludes that the strategy of bringing the issue of education and protection to the public arena replaced the removed attitude that was very common in academic environments, where the child is considered a problematic "case." The "Round, Network" won first place at the Itaú-Unicef Award in 2005.

 


Keywords


Sexuality; Drugs; Sexual exploration and abuse; Second segment of primary school; Teacher training

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.10

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ISSN 2237-9983