Reflexões sobre a formação de professores para o ensino fundamental
Resumo
O texto aborda as relações entre teoria e prática na formação dos professores. Ressalta que um sólido embasamento teórico é fundamental para a compreensão e avanço das práticas escolares, na contramão das tendências de formação que aprofundam a dicotomia entre teoria e prática. Na formação de professores especialistas, explicita o desafio de promover o diálogo entre o conteúdo específico e sua dimensão pedagógica. O texto conclui que é imprescindível redimensionar o papel do estágio como eixo articulador entre teoria e prática e que, para isso, o estágio deve ser um espaço de formação capaz de proporcionar uma vivência escolar contextualizada.
Palavras-chave
Formação de professores; Ensino fundamental; Teoria e prática; Estágio
Reflections on primary school training of teachers
Abstract
This paper discusses the relationships between theory and practice in teacher training. It highlights that a solid theoretical basis is fundamental to understanding and advancing academic practices, counter to trends in training that deepen the dichotomy between theory and practice. In training specialist teachers, the challenge of promoting dialogue between specific content and its educational dimension is explained. The text concludes that it is necessary to rescale the role of the internship as an articulating axis between theory and practice; to do this, the internship should be a training space capable of providing a contextualized academic experience.
Keywords
Teacher training; Primary school; Theory and practice; Internship
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.16
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983