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Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação

Valéria Virgínia Lopes, Ananda Grinkraut, Míghian Danae Ferreira Nunes

Resumo


Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta.

 


Palavras-chave


Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.

Quality Indicators in Children Education and the evaluation policy


Abstract


Quality Indicators in Children Education were launched in 2009 and delivered by the Secretary of Education to all Brazilian States and municipalities. After monitoring their use in 2011/12, it was found out its great potential as a self-evaluation tool in educational units and as a support device to public policies for Education. Aiming at improving the use of Indicators and also contributing to formulate a national evaluation policy in/of Children Education as defined by National Education Plan (2014-2024), a working team constituted by MEC, UNICEF, UNDIME, and Ação Educativa delegates established a plan of use together with Indicators in a municipality of the State of São Paulo. Displayed here are the guiding premises for the plan as well as its development steps.

 


Keywords


Children education. Evaluation. Quality. Participation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.274

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ISSN 2237-9983