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Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita

Ana Teberosky, Maria Josep Jarque

Resumo


Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.

Palavras-chave


Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.

Interaction and continuity between language acquisition and the learning of reading and writing


Abstract


Several studies agree that reading aloud for young children has a significant impact in raising children’s levels of knowledge and vocabulary and, consequently, their oral linguistic competence (Mol, Bus and de Jong, 2009 for a meta-analysis), indicating that the extensive preparation of the adult (parent or teacher) can be necessary if we are to influence this linguistic competence. In this article, we discuss in what sense the knowledge of vocabulary and the linguistic structures that include it can contribute to the linguistic development of young children.


Keywords


Language development. Vocabulary. Reading aloud.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.276

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ISSN 2237-9983