A educação infantil no Brasil: desenvolvimento e desafios ao longo da história
Resumo
Este artigo apresenta um levantamento histórico do atendimento à criança em idade não escolar no Brasil, abordando tanto as políticas públicas para a infância como os movimentos populares e de iniciativa privada. A intenção é mostrar não só os conflitos que existiram, e ainda existem, mas os avanços e conquistas. Além disso, para que se compreenda o porquê da dicotomia entre o Centro de Educação Infantil (CEI) e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei em São Paulo, SP), é preciso conhecer como cada uma delas se constitui antes de ser agrupadas em um mesmo sistema de ensino. Para isso foram utilizados documentos oficiais e a literatura bibliográfica pertinente. O que se pretendeu foi descrever a evolução histórica e os embates e consensos produzidos pelo poder público, a sociedade civil e o meio acadêmico durante esse processo.
Palavras-chave
Infant education in Brazil: development and challenges over history
Abstract
This article presents a historical survey of education for children under school age in Brazil, approaching both public policies for early childhood and popular and private initiative movements. Moreover, to understand the reasons of the dichotomy between the Centro de Educação Infantil (CEI) and the Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI in São Paulo, Brazil), it is necessary to know how each of them is constituted before their combination in the same Education System. Therefore, we used official documents and the relevant literature. Our purpose was to describe the historical evolution and the disputes and consensus produced by the government, civil society and academe.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.280
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ISSN 2237-9983